segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Em tempos de crise, qual a solução?

Quando avaliamos o cenário atual de nosso país entendemos que ele de fato não é animador. Estamos passando por uma crise política, econômica e hídrica, tudo isso ao mesmo tempo. Resultado óbvio de uma má administração de nossos governantes, somada a falta de consciência de empresas e pessoas físicas na utilização dos recursos naturais que temos em todo nosso território nacional.

É interessante o que esse cenário tem gerado dentro da sociedade, alguns protestos foram realizados, pedindo a mudança de governo e das medidas aplicadas atualmente, porém se avaliarmos bem veremos que muitas pessoas que protestaram estavam mais preocupadas em tirar inúmeras "selfies", sobrecarregar as redes sociais com frases de efeito e em curtir o momento do que realmente protestar contra alguma coisa, se é que realmente sabiam o real motivo pelo qual estavam protestando. No dia seguinte, todos voltam a mesma rotina e como de costume nada muda em nosso país.

A pergunta é: E nós os cristãos, onde estamos no meio de tudo isso?



Estamos vivendo nossas vidas em meio a esse contexto, em algum momento reclamando, em outro protestando contra o governo, e em outro simplesmente acomodados assistindo e julgando que o "mundo" está fazendo de errado. Mas o fato é, o que Jesus faria ou diria numa situação como esta?


"Diz-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não?"
Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: "Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova? Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto". Eles lhe mostraram um denário,
e ele lhes perguntou: "De quem é esta imagem e esta inscrição? " "De César", responderam eles. E ele lhes disse: "Então, deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Ao ouvirem isso, eles ficaram admirados; e, deixando-o, retiraram-se."
Mateus 22 17:22


Perceba que Jesus foi posto a prova em questões políticas, por um povo que era oprimido por seus governantes e extorquido com uma alta carga tributária e sua resposta foi sábia o suficiente para deixar os fariseus sem palavras, e o resumo desta resposta é que Jesus manda os fariseus cumprirem o que é imposto pelo governo e pagarem seus impostos e também a se preocuparem em cumprir a vontade de Deus, conforme a Lei e os profetas.

Uma das maiores frustrações dos judeus quando olhavam para Jesus é que eles esperavam um Messias libertador, mas libertador para o reino no qual eles estavam inseridos, alguém que tomaria o lugar do Cesar e estabeleceria um novo governo e por isso rejeitaram veementemente as palavras d'Ele quando disse que o Seu reino não era deste mundo. (João 18:36)

Muitas vezes os cristãos se enveredam pelo lado contrário as palavras de Jesus, dando trela para as corrupções da sociedade na qual estão inseridos e se esquecendo de amar ao próximo como a si mesmo. Não se trata de um programa social ou de uma ONG, não se trata de suprir uma carência política ou governamental, mas se trata de simplesmente amar pessoas e se importar verdadeiramente com elas.

Em tempos de crise nosso papel como cristãos não muda, devemos amar incondicionalmente, sem acepção e nos preocuparmos com as necessidades do nosso próximo. Independente se o governo fará algo ou não, se algum órgão ou instituição fará algo ou não, o nosso dever perante a sociedade é amar como Jesus amou, é se importar como Ele se importou, é manifestar o verdadeiro Reino trazendo paz e esperança para os perdidos e para os que estão as margens da mesma sociedade caótica em que vivemos.

"Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos" 1ª João 3:16

Se o texto do evangelho de João capítulo três, versículo dezesseis é conhecido por todo cristão, o mesmo versículo da primeira carta de João deveria ser tão conhecido quanto. O que nos mostra que independente da situação da nação, seja em épocas de crise ou não, devemos manter o foco no verdadeiro Reino e fazer o que a palavra nos ensina, que é amar ao próximo e dar a vida pelos irmãos. Assim como Cristo deu sua vida precisamos entregar a nossa para que o nome d'Ele seja exaltado!

O melhor que temos a fazer por nossa nação é orar por ela e através de nossas atitudes e nossa vida cotidiana mostrar que o amor de Cristo é restaurador e transformador e é a solução para os problemas do homem moderno, assim como sempre foi a solução desde a criação. Devemos lembrar constantemente das palavras de Cristo:


"E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." Mateus 25:40

Fazer aos pequeninos significa fazer para aqueles que não têm capacidade de fazer por si mesmos, significa amar para transformar, afinal, a igreja existe para os que estão fora dela!




Deus te abençoe e te encoraje a fazer a diferença!

Um comentário: