domingo, 21 de junho de 2015

Cristianismo egoísta!

"Logo depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela.
Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: "Não chore". Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: "Jovem eu lhe digo, levante-se!"
Ele se levantou, sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou a sua mãe. Todos ficaram cheios de temor e louvaram a Deus. "Um grande profeta se levantou entre nós", diziam eles. "Deus interveio em favor do seu povo". Essas notícias sobre Jesus espalharam-se por toda a Judéia e regiões circunvizinhas."
Lucas 7 11:17

Este pequeno texto traz um grande ensinamento sobre a personalidade de Cristo e sobre o que o nosso Senhor tinha como prioridade em seu ministério. Vamos analisá-lo dentro de nosso contexto atual!

Temos vivido dias muito difíceis atualmente, dias em que o egoísmo tomou conta ainda mais do coração do homem e o tem tornado cada vez mais sedento pela busca de seus prazeres e satisfações próprias. A vida é vivida de maneira em que o foco de todas as minhas ações sou eu mesmo e tudo aquilo que considero como inútil ou que não pode me trazer nenhum benefício é lançado fora. Andamos ocupados demais em nossos afazeres cotidianos e pensar em olhar para as necessidades das outras pessoas acaba sendo deixado como último item (se é que está presente) de nossa lista de tarefas. A verdade é que "não temos mais tempo e disposição" para olhar uma necessidade que não seja nossa, e meu irmão, este é um mal que não afeta apenas os que não são cristãos, mas afeta gravemente a igreja moderna.

A igreja egoísta

Não se assuste por eu mencionar um termo como este, porque de uma maneira sutil e induzida, a igreja tem se afastado cada vez mais da realidade do evangelho. São dias em que os cristãos membros das comunidades tem se preocupado muito mais com seus afazeres eclesiásticos do que realmente uns com os outros. As programações tomaram o primeiro lugar na lista de prioridades e o trabalho institucional se tornou pesado e introspectivo, ou seja, a igreja passa tempo demais planejando, organizando e executando coisas para ela mesma e pouquíssimo tempo ou quase nenhum discipulando. Ela é, em muitos casos, ineficaz fora das quatro paredes do templo. Resumidamente, estamos trocando as pessoas pelas coisas, e o ser pelo fazer.
Esta é a igreja de hoje, que busca a benção e não o Senhor da benção, que busca satisfazer suas necessidades ao invés de negar-se a si mesma, que busca, muitas vezes, a criatura ao invés do Criador. Igrejas cheias de pessoas vazias que não entenderam o que é a essência do evangelho e qual é a verdadeira prioridade de Cristo.

E qual era a prioridade do Senhor?

Se pararmos um pouco e meditarmos sobre o texto que lemos no início deste post será fácil responder a esta pergunta. A prioridade do Senhor era e continua sendo a mesma até hoje: As pessoas!
Sim, Jesus está intimamente preocupado com a minha e com a sua vida, Ele se preocupa conosco e não com nossas coisas e afazeres diários. Preste atenção, se pedirmos graça o Senhor também nos direcionará em tudo aquilo que fizermos, mas muito mais do que aquilo que você faz, Ele se preocupa com quem você é e com as inclinações do seu coração.

Coloque-se no lugar do seu próximo

Para uma mulher na época de Cristo, ser viúva era algo muito complicado porque o homem era o responsável pelo trabalho e pelo sustento do lar, logo quando uma mulher perdia seu marido era muito difícil conseguir se manter. Agora pense que após a morte de seu esposo esta mulher tem seu único filho como companheiro e auxílio, e que além de suportar a dor de uma grande perda agora ela terá que suportar uma nova perda, a perda do filho. Coloque-se no lugar dela agora, as portas da cidade, carregando o caixão de seu filho ou de algum ente querido que seja próximo a você, coloque-se no lugar desta viúva dentro do panorama social em que ela estava inserida. Foi isto que Jesus fez.
Jesus se colocou no lugar daquela mulher, sentiu a dor dela e não aguentou deixá-la naquela situação. Ele sentiu profunda compaixão por ela e decidiu ajudá-la, independente de seus compromissos, cansaço, fome ou o que quer que seja, ele decidiu se dispor e compadecer-se dela.

Entende o que quero dizer aqui? Compadecer-se do próximo, abrir mão de si mesmo para abençoar vidas independente do que isto te custe. Esta é a essência do caráter de Cristo e esta era sua prioridade. Ele estava aqui para manifestar o Reino de Deus e seu amor, e fazia isso com todas as suas forças. Eu e você, a igreja do Senhor, fomos chamados para fazer o mesmo, logo eu te pergunto: Por que não fazemos?

Vou responder, porque não queremos pagar o preço de nos dispormos. Não queremos abrir mão de nosso descanso, de nosso lazer e de nossas atividades rotineiras para então ajudar o que precisa, ligar para um irmão que necessita de orações, visitar os idosos, ensinar os mais novos. Amado, o culto de domingo é apenas uma atividade da igreja, não jogue sua semana fora acreditando que tudo se resolverá para todas as pessoas em algumas horas num dia do final de semana.

Aceite o desafio, abra mão de você mesmo e de suas prioridades rotineiras, abra espaço em sua agenda e abençoe os que precisam, e acredite, muitas pessoas precisam. Ore para que Deus abra seus olhos para a necessidade do seu próximo e abençoe sem medidas, se quer investir em algo invista nisso, junte tesouros no Reino dos Céus e faça aquilo que Jesus faria. Caso contrário, você corre um sério risco de estar vivendo um cristianismo egoísta, longe do coração de Deus. Lembre-se a cruz não era d'Ele, era minha e sua, porém Ele assumiu nosso lugar para nos ver livres, e nós o que temos feito para ver livres os cativos?

Abra mão, se disponha, abençoe seu próximo, saia da zona de conforto.



Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário